O medo do abandono costuma estar diretamente ligado à manutenção de relacionamentos tóxicos e até a uma posição de submissão em relação ao outro.
Históricos de abandono em outras relações ou infâncias difíceis costumam estar entre as principais causas deste comportamento.
Ninguém quer ficar só!
Mas, para algumas pessoas, essa insegurança é tão intensa, que se torna disfuncional. Isso pode fazer com que a pessoa aceite qualquer situação ou condição para permanecer ao lado de alguém, deixando-se em segundo plano, sempre.
Relacionamentos que abrigam este tipo de medo podem ser destrutivos, muito desconfortáveis e podem levar a pessoa a se anular, em nome de não perder a suposta segurança de estar com o outro. Em muitos casos, esse é um quadro que pode levar também ao desenvolvimento de relacionamentos abusivos.
Vínculos de segurança são fundamentais para que uma parceria de vida dê certo. A psicoterapia pode ser uma grande aliada para equilibrar uma relação em que o medo do abandono tornou-se maior do que a confiança, tanto no outro quanto em si mesmo.
Você ou alguém que conheça se enquadra no cenário do medo de abandono? Envie este post para ela. Buscar ajuda pode ser o primeiro passo para boas mudanças!
Imagens: freepik