É muito importante que, numa relação, sejamos cuidadosos não só com os nossos próprios sentimentos, mas também com os do outro. Relações saudáveis e satisfatórias precisam de transparência e equilíbrio para sobreviver.
Responsabilidade afetiva não se trata, necessariamente, de reciprocidade. Nem sempre você tem as mesmas expectativas que o outro, mas é esperado que isso fique claro e que você não precise dizer o que não sente, nem deixe de dizer o que é preciso.
É muito mais sobre respeito e sobre transparência, sabe?
É sobre se colocar no lugar do outro, comunicando-se de maneira direta e franca, mas sempre cuidadosa. É sobre se envolver, tendo como foco relações saudáveis e honestas.
Se você sente dificuldade em agir assim ou, se está em uma relação em que falta responsabilidade afetiva, não hesite em procurar ajuda psicológica. Entender alguns padrões e trabalhar seu autoconhecimento é fundamental para que você viva feliz, seja só ou na companhia de outra pessoa!
Conhece alguém que precisa repensar as relações afetivas? Envie este post para ela. Buscar ajuda pode ser o primeiro passo para boas mudanças!
Imagens: freepik