A característica deste distúrbio é uma preocupação crônica de humor deprimido, na maior parte do dia, por pelo menos dois anos, e um ano para crianças e adolescentes.
Este distúrbio habitualmente começa na infância, adolescência, ou no começo da vida adulta, e por esta razão frequentemente tem sido referida como personalidade depressiva.
Entre os adultos o distúrbio é aparentemente mais comum nas mulheres. Nas crianças pode ocorrer com frequência igual em ambos os sexos.
Características Clínicas
Presença, enquanto deprimido, de pelo menos dois dos seguintes critérios:
- Apetite diminuído ou hiperfagia;
- Insônia ou hipersonia;
- Baixa energia ou fadiga;
- Baixa auto-estima;
- Concentração diminuída ou dificuldade de tomar decisões;
- Sentimentos de desesperança.
O distúrbio habitualmente começa sem um início claro e tem um curso crônico.
Nas situações clínicas, as pessoas com este distúrbio habitualmente tem depressão maior superposta que frequentemente é a razão das pessoas procurarem o tratamento atualmente.
O comprometimento do funcionamento social e ocupacional é habitualmente leve ou moderado por causa da cronicidade mais do que da gravidade da síndrome depressiva.
Consequentemente, a hospitalização é raramente requerida, exceto se há tentativa de suicídio ou uma depressão maior sobreposta.
Se você se identificou com algum dos sintomas descritos, é importante se consultar com um profissional que possa auxiliar no controle dos efeitos da depressão.
Venha tomar um cafezinho e conversar sobre sua saúde mental!
Imagens: freepik